Copasa entra para seleto grupo de empresas reconhecidas pela sustentabilidade

A B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, divulgou nesta terça-feira (02/01) que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) entrou para o seleto grupo de companhias que integram a 19ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que em 2024 reunirá 78 empresas de 36 diferentes setores do país.

Esse reconhecimento alcançado pelo desempenho obtido no ISE B3 demonstra a eficácia da Gestão da Sustentabilidade e ESG da Companhia e o seu compromisso em prol do desenvolvimento sustentável, tornando concreto o seu propósito de Cuidar da Água e Gerar Valor para as Pessoas.

O objetivo do ISE B3 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. O índice também possibilita um poderoso benchmarking de mercado, apoiando os diferentes investidores a selecionarem os ativos que estejam alinhados às melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as iniciativas ESG contribuem para a perenidade dos negócios.

O presidente da Copasa, Guilherme Duarte, destacou a robustez das práticas sustentáveis desenvolvidas na empresa fundamentadas no propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas. “A Copasa exerce um cuidado muito grande para aprimorar seu modelo de negócio de forma a potencializar a Agenda ESG da Companhia, e passar a integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 é um reconhecimento claro de que nossas ações estão na direção certa”, disse.

Para participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, as companhias devem obrigatoriamente atender a rigorosos quesitos relacionados às práticas sustentáveis. Segundo Cleyson Jacomini de Sousa, diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação da Copasa, “essa conquista compôs o planejamento estratégico da Diretoria e está relacionada a um conjunto de decisões que alavancam os resultados da Agenda ESG e a consolidação da cultura do desenvolvimento sustentável na Companhia – uma premissa da nossa Direção”, relatou.

A Companhia destaca as seguintes iniciativas:

• o estabelecimento da Agenda ESG da Copasa;
• adesão da Copasa ao Pacto Global da ONU em 2020, quando formalizou o comprometimento com os Dez Princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A Copasa também aderiu ao Movimento Mais Água e ao Movimento Elas Lideram, ambos do Pacto Global;
• a Companhia integra a Rede Desafio 2030 (D2030), composta por organizações líderes em Sustentabilidade no Estado de Minas Gerais que, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global;
• integrante como cofundador do primeiro Hub ODS do mundo, com investimentos em inovação e esforços para tornar sustentável a transformação positiva da sociedade nas áreas de atuação da Companhia;
• empresa associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e signatária da Carta Empresarial pelos Direitos Humanos e pela Promoção do Trabalho Decente;
• integrante ativo entre as 90 empresas que compõe o Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo.

Além disso, a Copasa consolidou seu Comitê de Sustentabilidade, formado por responsáveis pelos principais processos que impactam diretamente no alcance dos resultados da Agenda ESG, atuando de forma a garantir o alinhamento da estratégia corporativa às melhores práticas de mercado relacionadas à gestão da sustentabilidade, bem como propor procedimentos de gestão da sustentabilidade corporativa e monitorar sua performance, promover aperfeiçoamentos e demonstrar a sua contribuição na obtenção de resultados para o negócio.

Cabe destacar que foram captados recursos, a fundo perdido, na ordem de mais de um milhão de reais, por meio da Agenda ESG, para desenvolver iniciativas que fomentem a equidade de gênero, tanto junto ao corpo funcional como nas comunidades que integram a área de abrangência da Copasa.

No último exercício, a Copasa realizou investimentos sociais externos, tais como projetos culturais, artísticos, esportivos e sociais, seguindo as diretrizes da Política de Doações e Patrocínios. Com o objetivo de promover o acesso ao saneamento, a tarifa residencial social oferece redução de até 50% no valor da conta de água e de esgoto das famílias de baixa renda, para consumos inferiores a 20 m³. Esse benefício atingiu 686,9 mil economias para os serviços de abastecimento de água e 405,5 mil economias para os serviços de esgotamento sanitário, considerando a Copasa e a subsidiária Copanor, conjuntamente.

“Integrar a Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 compôs a estratégia de atuação da Copasa para reforçar a construção de um modelo de negócio sustentável! Com este resultado, a Companhia obtém o reconhecimento das suas práticas que foram aprimoradas a partir de um projeto estratégico aprovado e monitorado pela direção da empresa – o qual teve como premissa a melhoria de processos e das ferramentas de gestão institucionais”, ressaltou Luciana Barbosa, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Copasa.

Copasa entra para seleto grupo de empresas reconhecidas pela sustentabilidade

Agência Móvel da Copasa realizará atendimentos em

Copasa entra para seleto grupo de empresas reconhecidas pela sustentabilidade

Copasa substitui redes de distribuição no bairro