Copasa atua na retomada do abastecimento de água em Porto Alegre

A Estação de Bombeamento Moinhos de Vento, responsável pelo abastecimento de cerca de 150 mil pessoas, volta a operar após 12 dias parada devido a inundação

Com um compromisso de trabalhar em prol da recuperação das estações de abastecimento de água e esgoto no Rio Grande do Sul, a equipe da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) fez parte da força-tarefa que atuou para que a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pudesse voltar a operar na tarde da última quarta-feira (15/05). A expectativa é de que em alguns locais o abastecimento de água seja restabelecido ainda nesta quinta-feira (16/05).

A estação, que é responsável pelo abastecimento de cerca de 150 mil pessoas na capital gaúcha, vai iniciar o tratamento com uma vazão de 800 litros por segundo. De acordo com o engenheiro de manutenção eletromecânica da Copasa, Geraldo Magela Mendes, toda a equipe está empenhada em garantir a rapidez necessária que a situação exige, embora ainda haja muitas unidades de difícil acesso.

“Ainda há áreas com acúmulo de água e algumas unidades estão inacessíveis, mas em locais onde instalamos bombas de elevação de água pluvial, já estamos observando a diminuição do nível da água. A última estação de captação necessária para o tratamento entrou em operação na última quarta-feira”, explica Geraldo.

Além da Copasa, também atuaram equipes das empresas Sabesp, Corsan, Sanepar e Casan, além do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre.

Copasa atua na retomada do abastecimento de água em Porto Alegre

Copasa envia mais de 11 mil litros