Unidades da Copasa são reconhecidas no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2023  

A Copasa foi reconhecida na sexta-feira (20/10) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) na categoria ‘As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental’ (AMEGSA) do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), que é considerado o Oscar do setor. A premiação foi anunciada em um evento online apresentado por Josivan Moreno, secretário geral do Comitê Nacional de Qualidade (CNQA) da ABES, e pela coordenadora adjunta do CNQA, Ana Malateaux.

Todas as quatro unidades da Companhia que participaram do PNQS neste ano – Unidade de Negócio Leste (UNLE), Unidade de Negócio Norte (UNNT), Unidade de Negócio Oeste (UNOE) e Unidade de Negócio Sul (UNSL) –  receberam o reconhecimento máximo na categoria ESG Nível III – 1000 pontos, que é o Troféu Quíron Diamante. “As reconhecidas nesse nível entram em patamar de gestão classe mundial e, portanto, ficam entre as melhores do mundo”, destacou Josivan Moreno durante o anúncio. No ano passado, as unidades de Negócio Centro (UNCE) e Metropolitana (UNMT) já haviam conquistado o Troféu Quíron Diamante na mesma categoria.

Segundo o presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, o reconhecimento às Unidades de Negócio reflete o empenho da Companhia na busca pelas melhores práticas do setor. “Esse resultado é muito gratificante e demonstra que a Companhia está no caminho certo e adotando as melhores práticas de gestão do setor de saneamento. Também nos motiva a melhorar cada vez mais, seja no atendimento ao cliente, seja na sua operação, buscando sempre prestar o melhor serviço ao cidadão”, disse. Ele também agradeceu e parabenizou a cada um dos empregados que participaram do processo e contribuíram para essa conquista.

O superintendente da UNLE, Albino Campos, disse estar muito contente pelo reconhecimento e agradeceu todo o apoio da Diretoria da Copasa e, principalmente, o empenho e dedicação da equipe da Unidade. “Parabenizo e agradeço imensamente, toda a equipe da UNLE e das áreas corporativas que, revestidas de um espírito de integração, dedicação e comprometimento, fizeram a diferença. Estamos evoluindo na melhoria das práticas pautadas pelo Modelo de Excelência da Gestão, que nos condiciona a prestar, cada vez mais, excelentes serviços do setor de saneamento, garantindo a melhoria do bem estar, da saúde e da qualidade de vida dos mineiros e o desenvolvimento das regiões onde atuamos”.

No mesmo sentido, a superintendente da UNNT, Melissa Seixas, reconheceu todo o esforço realizado pela equipe na busca pelo troféu Diamante. “As equipes se empenharam bastante e estavam comprometidas e alinhadas com o Modelo de Excelência. E a melhor compreensão desse Modelo trouxe melhorias para a UNNT, com processos melhor construídos, um acompanhamento mais efetivo dos nossos resultados e indicadores e com as equipes realizando definitivamente a análise crítica. Então, realmente, a gente estava numa expectativa muito grande de conseguir o Troféu Diamante e esse esforço de toda essa equipe fez com que, mais uma vez, a UNNT fosse contemplada no PNQS. Fomos duas vezes Platina e agora estamos com o Troféu Diamante, e em busca do próximo”, disse.

A superintendente da UNOE, Cristiane Gomes, afirmou estar muito grata pelo reconhecimento obtido e cumprimentou toda a equipe. “Gratidão por poder estar com toda nossa equipe nesta trajetória de constantes melhorias e busca pela excelência! Parabéns para todos nós! Juntos somos mais fortes”, disse.

Já o superintendente da UNSL, Luiz Eduardo, ressaltou que esse resultado confirma que a Copasa está no caminho certo e agradeceu a toda equipe da UNSL, bem como à diretoria e áreas administrativas da Companhia. “É com muita alegria e emoção que a UNSL recebe o resultado da premiação Diamante. Isso confirma que nós estamos no caminho certo, desenvolvendo cada vez mais a nossa gestão e, com muito foco na melhoria da prestação dos nossos serviços. Assim, eu quero agradecer o trabalho, a dedicação e o empenho de todo o time, agradecer o apoio da Diretoria de Operação e o apoio significativo que nós tivemos ao longo do ano das áreas corporativas da Companhia”, afirmou.

Além do reconhecimento das Unidades de Negócio da Copasa, a Companhia teve ainda 14 cases selecionados e que serão apresentados durante o Seminário de Benchmarking, que acontece entre os dias 19 a 21 de novembro, na cidade de Atibaia, em São Paulo. A maior parte dos cases são das categorias: Prêmio de Eficiência Operacional (PEOS) e Inovação de Gestão em Saneamento (IGS). Também nesta oportunidade ocorrerá a cerimônia de premiação para entrega dos troféus às unidades premiadas.  

O PNQS

O ciclo 2023 comemora a 26ª edição do PNQS. O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento é um estímulo para que as instituições venham implementar novos modelos gerenciais compatíveis com as tendências mundiais, reconhecer experiências bem-sucedidas e promover o intercâmbio das melhores práticas, contribuindo com o desenvolvimento do saneamento ambiental.

 

Unidades da Copasa são reconhecidas no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2023  

Copasa realiza obras de melhoria no Sistema

Unidades da Copasa são reconhecidas no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2023  

Copasa investe em melhorias nos sistemas de

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *