Laboratório da Copasa em Teófilo Otoni recebe acreditação do INMETRO

Laboratório COPASA

Ao todo, 13 parâmetros de análises receberam a concessão de extensão de acreditação

Avaliação foi feita em abril deste ano.

 

O Laboratório Regional Nordeste (LRNE) da Copasa, em Teófilo Otoni, recebeu a concessão de extensão de acreditação de 13 parâmetros de análises da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). A auditoria foi realizada pelos avaliadores do órgão em abril deste ano e o resultado foi divulgado no fim do mês de julho.

 

A auditoria também resultou na manutenção da acreditação de 22 parâmetros que já haviam sido acreditados anteriormente.  Agora, o LRNE passa a ter como acreditados todos os parâmetros exigidos em condicionantes ambientais de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), incluindo a etapa de amostragem e os parâmetros de campo.

 

“A extensão e manutenção da acreditação do laboratório é fruto de dedicação, comprometimento e entrega de toda a equipe, e contou também com a colaboração dos demais laboratórios acreditados. Destaco que foi muito importante a participação dos empregados do laboratório, bem como de toda a equipe da USOL, liderada pela gerente Naiara Jácome, que realizaram suas atividades com competência e dedicação, contribuindo para essa conquista”, reforçou o coordenador do LRNE, Ravi Govinda Prates.

O laboratório regional faz parte da rede laboratorial da Copasa, composta pelo laboratório central, laboratórios regionais, distritais e locais. Ele é responsável pela realização de análises, cujos resultados são utilizados para a verificação da potabilidade da água, a eficiência operacional de Estações de Tratamento de Água (ETAs), Unidade de Tratamento de Resíduos (UTRs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), e o monitoramento de mananciais. Além da solicitação de outorgas, licenciamento ambiental e prospecção de novas fontes de produção de água.

Os resultados das análises de água e esgoto são utilizados para elaboração de relatórios de ensaio, que são enviados periodicamente para os clientes internos e externos da empresa, e para os órgãos ambientais, secretarias de saúde, Ministério Público e órgãos reguladores – como a ARSAE. Além disso, os resultados das análises são disponibilizados nas contas de água no Relatório Anual de Qualidade e utilizados para composição de indicadores internos.

Laboratório da Copasa em Teófilo Otoni recebe acreditação do INMETRO

Estudantes participam de visitas a Estações de

Laboratório da Copasa em Teófilo Otoni recebe acreditação do INMETRO

GRCN cria painel de Business Intelligence para