Encontro de Resultados da UNMT apresenta os desafios superados em 2023 e as boas perspectivas para 2024

Evento foi também uma oportunidade para agradecer a todos os colaboradores da Unidade de Negócio pelo empenho nos resultados alcançados

Para apresentar os bons resultados alcançados e os desafios superados em 2023, com olhar projetado para o futuro, e planejar as ações do ano vigente, a Unidade de Negócios Metropolitana (UNMT) promoveu seu Encontro de Resultados 2023. O evento, realizado na quarta-feira (07/02), no auditório da sede da Copasa, foi organizado e coordenado pela equipe da Unidade de Serviços de Apoio Administrativo Metropolitana (USAM).

Na abertura do encontro, o superintende da UNMT, Ronaldo Serpa, apresentou, nos telões do auditório, um vídeo do diretor de Operação (DOP), Guilherme Frasson, em agradecimento a todo o time da UNMT.

Dando sequência, Serpa elencou os principais desafios enfrentados em 2023, como a onda de calor histórica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os resultados alcançados e as ações que serão implantadas em 2024. Ronaldo também fez um resumo do que seria apresentado ao longo do evento pelos gestores das sete gerências regionais (três de Belo Horizonte e quatro da Região Metropolitana de BH) e das três unidades de serviços vinculadas à UNMT.

Dentre as perspectivas para 2024, Ronaldo Serpa, destacou as obras de melhorias da infraestrutura das redes de distribuição de água e coletoras de esgoto e a importância de investir em gestão de pessoas, pois, segundo ele, “nós temos uma mania de achar que a Copasa vai resolver os problemas, quando, na verdade, é a gente quem tem que solucionar, porque gente é o que importa”, frisou.

O encontro contou ainda com a participação dos superintendentes Mauro Diniz, da Superintendência de Produção de Água (SPPR), Estephania Cristina, da Superintendência de Tratamento de Esgoto (SPTE), Wallace Lúcio e equipe, da Superintendência de Relacionamento com o Cliente (SPRC), e com palestras sobre a Gestão de Mudanças Organizacionais e o Programa Acidente Zero, apresentadas por Anice Pennini, líder de gestão de mudanças organizacional da Diretoria Financeira e de Relação com Investidores (DFI/SAP) e pelo gerente da Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (USSS), Mauro Lúcio, respectivamente.

Sobre os desafios superados em 2023, Serpa passou a palavra para quem está na ponta falar, em mais um vídeo exibido no telão, dessa vez, com empregados de todas as áreas da UNMT, no qual relataram momentos de superação.

Em relação a resultados alcançados, um dos destaques foi o Índice de Satisfação dos Clientes que melhorou em 2023 em relação aos ciclos 2021 e 2022. Esse resultado é fruto da parceria entre UNMT e SPRC: “Isso demonstra a importância da integração dos projetos e ações, bem como o alinhamento das informações, sempre com o foco do ‘cliente no centro de tudo e cada um de nós fazendo parte disso’, na realização das atividades de qualquer área ou processo da Companhia”, destacou Wallace Lúcio, que aproveitou a oportunidade para falar sobre a participação da SPRC nos “Encontros de Resultados da UNMT e das demais Unidades de Negócio da DOP”. Participação, que segundo ele, se intensificou bastante, nos dois últimos anos.

Em outro momento importante, ocorrido durante a palestra de Gestão de Mudanças Organizacionais, Anice Pennini, observou que a inclusão desse tema no Encontro de Resultados da UNMT demonstra como a unidade está se preparando bem para os desafios dos trabalhos. “Em um contexto em que as mudanças são cada vez mais frequentes, a competência de Gestão de Mudanças Organizacionais vem sendo muito valorizada nas empresas em geral, justamente porque facilita a assimilação das mudanças pelas pessoas, por meio de conscientização, treinamentos e mitigação de impactos”, ressaltou.

Momento de reconhecimento

O Encontro de Resultados da UNMT 2023 teve dois momentos de reconhecimento, no primeiro, o gerente Mauro Lúcio, no decorrer da sua palestra, convidou as lideranças das gerências regionais José Claudio da Metropolitana Oeste (GRMO), Renata Mayrink de Contagem (GRCN), Simone das Neves Belo Horizonte Oeste (GRBO), e Filipe Nepomuceno da Unidades de Serviço de Macrooperação de Esgoto (USME) para subirem ao palco para receberem o certificado Destaque Acidente Zero.

Ao final do evento o certificado de Reconhecimento pelo melhor desempenho na gestão dos resultados e indicadores foi entregue à representantes da Gerência Regional Metropolitana Leste (GRML), localidade de Jaboticatubas, categoria de até 5 mil ligações operadas e Vespasiano até 40 mil, GRMO, Matozinhos, até 15 mil, Gerência Regional Sul Metropolitana Sul (GRMS), Ibirité, até 100 mil e GRBO com toda Região Oeste de BH, na categoria acima de 100 mil ligações operadas.

De acordo com a engenheira Isadora Oliveira da GRBO, “foi uma honra poder representar todo o time da minha gerência com o recebimento desse prêmio”, comentou. Ela, que subiu ao palco junto com a gerente Simone Neves também da GRBO para receber o reconhecimento nesta edição, lembrou do primeiro Encontro de Resultados da UNMT do qual participou, em 2022, em que teve uma premiação parecida, porém, outra gerência regional é que foi premiada na categoria acima de 100 ligação operadas. “Naquele momento, fiquei só assistindo e desejando que no ano seguinte a GRBO fosse contemplada. Portanto, ver essa conquista ser realizada é muito gratificante”, destacou.

“O Encontro de Resultados da UNMT foi um excelente momento para avaliarmos o ano que passou e para alinharmos toda a equipe com as diretrizes para 2024”, concluiu Ronaldo Serpa.

Encontro de Resultados da UNMT apresenta os desafios superados em 2023 e as boas perspectivas para 2024

Copasa investe mais de R$ 23 milhões

Encontro de Resultados da UNMT apresenta os desafios superados em 2023 e as boas perspectivas para 2024

Em mais uma semana de atendimentos, Agência