Empresários participam de primeira imersão do Copasa HUB, iniciativa que busca soluções inovadoras na área de saneamento

Os encontros com a comunidade empreendedora visam esclarecer dúvidas sobre os desafios propostos no edital

Empresários participaram, nesta quinta-feira (04/07), da primeira imersão do Copasa HUB, iniciativa de inovação aberta que busca soluções disruptivas para os desafios da Companhia por meio de parcerias com startups e demais empresas inovadoras. O foco desse primeiro encontro, realizado de forma on-line pela plataforma Microsoft Teams, foi o desafio 1 do edital, que trata da melhoria da experiência do cliente no pagamento das faturas.

O evento foi aberto com uma apresentação sobre a Copasa, trazendo alguns números que ajudam a dimensionar a grandeza da empresa e reforçando o propósito da Companhia de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”.  Outro ponto importante destacado foi o compromisso da Copasa com o Marco Legal do Saneamento, que prevê metas para ampliação do acesso da população à água potável e à coleta e tratamento de esgoto até 2033.

A engenheira da área de Desenvolvimento Tecnológico, Júlia Modesto, também explicou como funciona o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), modalidade especial de licitação prevista no Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador.  Foram elucidados ainda pontos do edital como o cronograma e as etapas do julgamento.

Na sequência, especialistas da área comercial da Copasa destrincharam para os presentes as necessidades da Companhia relacionadas à melhoria da experiência do cliente no pagamento das faturas, explicando o contexto atual e o que a empresa busca com esse desafio, tendo em vista propostas que possam trazer benefícios para o cliente, o centro do negócio da Copasa.

Após as apresentações, foi aberto um espaço para perguntas e todas as dúvidas foram esclarecidas pela equipe da Copasa.

Para Júlia Modesto, a primeira imersão do Copasa HUB foi muito positiva. “Contamos com a participação dos especialistas da Unidade de Serviço Comercial (USCM), que esclareceram sobre a necessidade de facilitar as formas digitais para realização de pagamentos, integradas aos nossos canais de atendimento, buscando alavancar o uso do PIX. Tivemos participação da comunidade empreendedora para esclarecimento de dúvidas tanto do processo do CPSI, quanto sobre o desafio que foi apresentado. Julgo que vários pontos do funcionamento do processo em si foram esclarecidos e que conseguimos atingir o público-alvo interessado. A expectativa para as próximas imersões só aumenta”, avalia.

O Copasa HUB

Iniciativa inédita dentro da Companhia, o Copasa HUB advém da inovação aberta, que é uma abordagem de gestão que foca na colaboração com parceiros externos do mercado para desenvolver projetos de inovação, neste caso, parceria com startups e demais empresas inovadoras para apoio na resolução de desafios da Companhia.

Qualquer pessoa jurídica de direito privado, brasileira ou estrangeira, isoladamente ou em consórcio pode participar do Copasa HUB. O edital foi publicado dia 28 de junho e o período para recebimento de propostas será de 31 de julho a 30 de agosto. A participação no Copasa HUB é uma oportunidade para as empresas testarem soluções em ambiente real, o que é vital para a validação de qualquer solução.

Próximas imersões

A participação nas imersões, que ocorrerão ao longo deste mês de julho, é aberta a todos os interessados, basta acessar o link disponível no site do Copasa HUB e fazer o registro no evento. Confira o calendário:

09/07 – Desafio 2: melhoria dos processos de fiscalização de obras;

11/07 – Desafio 3: monitoramento e logística direta e reversa de hidrômetros;

18/07 – Desafio 4: tratamento de esgoto em pequenas localidades;

23/07 – Desafio 5: processos de calibração dos medidores de vazão.

As imersões ocorrerão sempre às 9h pelo link do Teams disponível no site do Copasa HUB: https://hub.copasa.com.br. As gravações dos eventos também serão disponibilizadas para os interessados. A primeira delas já está disponível.

Empresários participam de primeira imersão do Copasa HUB, iniciativa que busca soluções inovadoras na área de saneamento

Copasa investe em ações ambientais em Leopoldina

Empresários participam de primeira imersão do Copasa HUB, iniciativa que busca soluções inovadoras na área de saneamento

Voluntários da Copasa entram novamente em ação