Copasa lança edital para empresas interessadas em desenvolver soluções inovadoras na área de saneamento

Startups e demais empresas inovadoras poderão se inscrever para o Copasa HUB, iniciativa voltada para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de saneamento. Os detalhas da iniciativa foram apresentados à comunidade empreendedora nesta terça-feira (25/06) em um evento na sede da Companhia, em Belo Horizonte, com a participação da alta gestão da Copasa.

Por meio do Copasa HUB, Companhia oferece às empresas oportunidade de testar inovações em ambiente real ao mesmo tempo em que investe na melhoria da prestação de seus serviços

Iniciativa inédita dentro da Companhia, o Copasa HUB advém da inovação aberta, que é uma abordagem de gestão que foca na colaboração com parceiros externos do mercado para desenvolver projetos de inovação, neste caso, parceria com startups e demais empresas inovadoras para apoio na resolução de desafios da Companhia.

O ineditismo da iniciativa foi destacado pelo diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa, Pablo Ferraço Andreão. “A inovação aberta tem a característica de somar os esforços da Copasa com o que há de mais inovador no mercado. É um salto conceitual e comportamental, no qual lançamos desafios ao mercado, por exemplo, relacionados à redução de perdas e à melhoria da prestação de serviços”, destacou.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas, Bruno Araújo, parabenizou à Companhia pela iniciativa. Na avaliação dele, o lançamento do Copasa HUB é uma prova da eficiência Companhia. Bruno Araújo falou ainda sobre o impacto positivo da ciência, tecnologia e inovação na prestação dos serviços públicos. “Tenho certeza que com o Copasa HUB a qualidade dos serviços prestados pela Companhia será muito melhor”.

Quem pode participar

Podem participar com o envio de propostas, entre os dias 26 de julho a 26 de agosto, qualquer pessoa jurídica de direito privado, brasileira ou estrangeira, isoladamente ou em consórcio. Ao todo, a Copasa irá investir até 9,6 milhões nas propostas aprovadas.

Para as empresas participantes, essa é uma oportunidade de testar as soluções em ambiente real, o que é vital para a validação de qualquer solução. Entre as vantagens estão ainda a disponibilização de recursos para desenvolvimento da proposta e a possibilidade de implantação posterior da solução inovadora, via contrato de fornecimento.

A modalidade de licitação do Copasa HUB é o chamado Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI)

Por meio dessa iniciativa, a Copasa amplia sua interação com o ecossistema empreendedor e promove soluções disruptivas, visando atingir as metas estabelecidas no Marco Legal do Saneamento – isto é, a universalização dos serviços de água e esgoto nas cidades onde atua -, resultando em benefícios diretos para a população como a melhoria na prestação dos serviços e a preservação de recursos hídricos.

“Esperamos que esta seja a primeira de muitas parcerias com empresas inovadoras, promovendo a transformação interna por meio desse movimento, e, ao mesmo tempo, alavancando o ecossistema empreendedor e inovador”, ressalta Karoline Tenório, gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico da Copasa.

Como funciona

A modalidade de licitação do Copasa HUB é o chamado Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), previsto na Lei Complementar 182 de 2021, que instituiu o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador. “Por meio desta modalidade especial de licitação, a Copasa testará, por um período, soluções ofertadas pelo mercado aderentes aos nossos desafios e adaptáveis ao nosso cenário”, explica Karoline Tenório. O formato oferece, portanto, à administração pública a chance de avaliar a eficácia da solução antes de fazer um investimento significativo, minimizando, assim, eventuais riscos.

“Neste modelo, julgamos em formato de funil: haverá uma seleção preliminar das propostas enviadas, a partir dos critérios de julgamento expressos no edital, com fase posterior de ‘Pitch Day’, evento em que as empresas apresentam verbalmente suas propostas em um período de tempo determinado, com o objetivo de “vender” suas ideias. As ideias melhor classificadas podem ser aptas ao Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), a ser celebrado entre a empresa e Copasa”, esclarece ainda a gerente da Copasa.

A partir de um mapeamento feito junto às áreas técnicas da Copasa, foram definidos os cinco desafios propostos para as empresas, que tratam de temas como obras, esgotamento sanitário, perdas de águas, comerciais e de logística.

Durante o período de inscrições do Copasa HUB, a Copasa também promoverá imersões com o objetivo de tirar dúvidas sobre o processo de licitação e os desafios em si. Segundo Karoline Tenório, “as imersões servirão para que os especialistas esclareçam para o mercado empreendedor (e inovador) nossos desafios, a fim de contribuir para que as empresas façam suas propostas de maneira mais assertiva e alinhada as nossas necessidades”.

Para mais informações, acesse o site hub.copasa.com.br. O edital completo também será disponibilizado nesse mesmo endereço eletrônico.

Por meio dessa iniciativa, a Copasa amplia sua interação com o ecossistema empreendedor e promove soluções disruptivas

 

O Copasa HUB advém da inovação aberta
Copasa lança edital para empresas interessadas em desenvolver soluções inovadoras na área de saneamento

Copasa é uma das patrocinadoras da ExpoQueijo