Copasa investe em melhorias do abastecimento de água em Montes Claros

Com a proposta de aprimorar a prestação de serviços à população, a Copasa está investindo cerca de R$ 10 milhões nas obras de melhoria do abastecimento de água em Montes Claros, no Norte de Minas.

Iniciadas neste mês, com previsão de término em outubro de 2025, a primeira etapa das intervenções vai contemplar a implantação de uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morrinhos, responsável pelo fornecimento de água a 25,28% da população do município, que equivale a mais de 100 mil pessoas. A estrutura tem como objetivo tratar os resíduos provenientes do tratamento de água e destiná-los da maneira correta, atendendo às normas ambientais.

O projeto envolve ainda a adequação de um reservatório, a instalação de elevatórias e novas bombas e a construção de uma centrífuga para desidratar o lodo gerado no tratamento. Para garantir a segurança das residências localizadas no entorno da ETA, será construído um muro de contenção dos taludes, com 61 metros de comprimento. Além disso, será executada a revitalização da entrada da unidade, com plantio de árvores, jardins e melhorias na infraestrutura e paisagismo.

O empreendimento prevê ainda a substituição de 9.500 metros de redes de distribuição e a padronização de 1.840 pontos de ligações prediais no bairro Morrinhos, a fim de beneficiar quase 6 mil moradores. Essas ações visam reduzir perdas e garantir um fornecimento de água mais eficiente para a população.
“Esses investimentos são necessários para ampliar a qualidade do tratamento de água e reforçar a segurança do entorno da ETA, além de melhorar a distribuição de água com maior qualidade, regularidade e em quantidade suficiente para os moradores do bairro Morrinhos e região”, destacou o gerente da Unidade de Serviço de Expansão Norte da Copasa, Raul César Durães.

Água tratada

Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para garantir quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público.

A Copasa em Montes Claros

A Copasa opera o serviço de abastecimento de água e o serviço de esgotamento sanitário em Montes Claros desde a década de 1970. O serviço de abastecimento de água opera com quatro Estações de Tratamento de Água (ETA), com 139.338 ligações ativas, interligadas por 1.780.715 metros de redes de distribuição. Diariamente, são distribuídos, em média 76,5 milhões de litros de água tratada na cidade.

O sistema de esgotamento sanitário opera com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e 140.064 ligações ativas, que coletam esgotos transportados por 1.271.736 metros de redes de esgotamento.

Copasa investe em melhorias do abastecimento de água em Montes Claros

Copasa obtém crédito de 200 milhões de

Copasa investe em melhorias do abastecimento de água em Montes Claros

Pré-qualificação de fornecedores