Copasa implanta canal “Fale Conosco, Fornecedor!”

Apresentação do novo canal ocorreu durante o encontro do Programa “Contato Sobre Contrato”, que celebra um ano de implantação

O Programa “Contato sobre Contrato”, implantado pela Superintendência de Aquisições e Logística (SPAL), por meio de sua Unidade de Serviço de Gestão do Fornecimento (SPAL/USGF), realizou, na última quinta-feira (31/08), o seu 12º encontro, com uma edição especial de aniversário, para apresentação do canal “Fale Conosco, Fornecedor!”, como mais uma iniciativa da empresa em estreitar e adicionar dinâmica na relação com seus fornecedores.

A ferramenta inovadora traz uma interação por meio de novas categorias de relacionamento que estão sendo disponibilizadas, são elas: Agenda ESG, inovação, desenvolvimento e captação, gestão contratual, sugestões e outros. Além de atender todas as solicitações dos fornecedores com prazos de tratativa e retorno parametrizados, possibilitando também a avaliação do atendimento da Companhia.

O canal de comunicação foi criado a partir de uma iniciativa da SPAL/USGF e contou com o apoio da Unidade de Serviços de Sistemas de Informação (USSI) em seu desenvolvimento. Ao todo, foram oito meses para a entrega, com atividades desde o planejamento até o levantamento de requisitos, a aprovação de documentação, desenvolvimentos e testes.

Segundo Alessandra Guimarães Rocha, superintendente de Compliance, “a criação do canal para os fornecedores é de fundamental importância, pois ajudará a Companhia a identificar e mitigar riscos relacionados aos padrões ESG (sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa.) na cadeia de contratações, protegendo a reputação e a sustentabilidade da empresa. A relação com os fornecedores é baseada nas regras definidas nos contratos, mas precisamos ouvi-los para entender onde podemos melhorar e o ‘Fale Conosco, Fornecedor!’ permitirá essa escuta de forma imparcial. Parabéns à equipe da SPAL/USGF!”, declarou.

“Parabenizo a todos envolvidos neste grande passo em prol da melhoria do processo. O Canal ‘Fale Conosco, Fornecedor!’ é uma evolução da gestão na empresa visando a excelência na prestação dos nossos serviços. Ouvir e dar voz a esta parte interessada, aos fornecedores, é essencial para a melhoria do atendimento do nosso cliente. Este é o caminho para de fato sermos reconhecidos pela qualidade e eficiência dos nossos serviços.”, informou a superintendente da Unidade de Negócio Oeste, Cristiane Carneiro Gomes Da Silva.

O “Fale Conosco, Fornecedor!” já está no ar e conta com duas interfaces, sendo uma voltada para o fornecedor com funcionalidade para registrar suas solicitações e acompanhá-las e a outra interface direcionada ao facilitador da Copasa, com ferramentas de gerenciamento dos atendimentos. Os fornecedores também poderão avaliar as respostas recebidas através do canal e, em breve, serão entregues novas ferramentas de gestão desses atendimentos que viabilizará a produção de relatórios gerenciais para o acompanhamento da eficiência da nova solução.

O Programa “Contato sobre Contrato”
Desde sua primeira edição, em setembro de 2022, o programa, que surgiu para propiciar um ambiente de constante desenvolvimento na gestão contratual da companhia, trouxe diversas temáticas, sendo: Diretrizes contratuais da segurança do trabalho e avaliação de fornecedores; Avaliação de fornecedores no Fiori; Treinamento sobre a atualização do regulamento e da norma de contratações da Copasa; Planejamento de aquisições – 2024; Revisão da norma de procedimentos da gestão colegiada; Implantação das matrizes de riscos contratuais atualizadas e padronizadas; Painel integrado da gestão de serviços. e, inúmeras outras.

O Programa, desenvolvido em parceria com a Unidade de Serviço de Educação Corporativa (SPPS/USED), ocorre por meio de encontros onde são realizadas discussões e abordagens específicas visando a troca de ideias, orientações, ajustes, melhorias, bem como a padronização e a otimização de procedimentos relacionados às contratações.

O público-alvo do programa são tanto os gestores de contratos e àqueles colaboradores que trabalham com a rotina contratual da empresa, como também tem recebido público de toda a empresa, interessado nos novos conhecimentos compartilhados.

“O ‘Contato sobre Contrato’ se tornou uma grande ferramenta de compartilhamento de boas práticas de Gestão de Contratos dentro do Companhia. O Programa permite disseminar as ações já realizadas na empresa, além de incentivar a proposição de novas práticas que possam contribuir para a gestão de nossas contratadas. A organização dos eventos, voltada para a participação de empregados de todo o estado, permite realizar trocas de informações de forma efetiva e ágil. Parabenizo imensamente o Programa que está completando um ano e espero que venham ainda mais eventos!”, informou a gerente da Gerência Regional de Contagem (GRCN), Renata Mayrink Ferreira.

Os encontros acontecem de forma online, por meio da plataforma Microsoft Teams, com link de acesso viabilizado em intranet. A ferramenta é essencial, pois tem facilitado o acesso ao grande público, independente das distâncias das unidades. Vale lembrar que todos os encontros são gravados e disponibilizados no Manancial do Saber.

O superintendente de Aquisições e Logística da Copasa, Raul Pennafirme Luz Júnior, é um grande incentivador das ações do Programa. “Com a implantação do Programa Contato sobre Contrato, que completa um ano, criamos na Copasa uma grande oportunidade para realizarmos trocas de experiências, informações e melhores práticas na gestão contratual e de Fornecedores da Empresa. Além desse programa, que vem trazendo importantes ganhos já reconhecidos interna e externamente, implementamos agora o “Canal Fale Conosco Fornecedor”, outra relevante iniciativa que estreitará ainda mais o relacionamento entre nós e nossos parceiros. Nesse canal a interação ficará ainda mais eficiente nos propiciando não só o atendimento, mas sobretudo o entendimento das demandas e necessidades dos fornecedores”, ressaltou.

Copasa implanta canal “Fale Conosco, Fornecedor!”

Com investimento de quase R$18 milhões, Copasa

Copasa implanta canal “Fale Conosco, Fornecedor!”

Fim de um capítulo, início de uma