Copasa encerra atividades do Chuá Socioambiental 2023 em Presidente Olegário

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) encerrou, nesta terça-feira (5/12), as atividades do programa Chuá Socioambiental previstas para 2023 na Escola Municipal Osvaldo Cruz, na comunidade do Cruzeiro da Prata, município de Presidente Olegário.

Encerramento do programa Chuá em Indianópolis.

Dentre as atividades promovidas no decorrer deste ano destacam-se a campanha Lacre do Bem (que consiste em juntar lacres de latinhas de alumínio em troca de cadeira de rodas); a oficina Você Repórter (exercício no qual as crianças entrevistam familiares ou membros da comunidade em que vivem a fim de falar sobre a importância dos cuidados com a natureza); a Feira do Desapego (atividade em que os estudantes trocam entre si objetos que não usam mais); a campanha de Reciclagem do Óleo (quando o óleo de cozinha já usado é transformado em sabão); e a Feira Verde (em que os alunos trocam mudas entre si e as plantam em áreas específicas).

“Essas e outras ações que envolveram prática e teoria para ajudar os estudantes das mais diversas séries a fixarem o conhecimento que lhes foi passado incentiva e capacita-os para atuarem como agentes transformadores, para levarem as informações absorvidas aos círculos sociais nos quais convivem”, contou Getúlio Bernardes, integrante da equipe ambiental da Copasa.

Encerramento do programa Chuá em São Gonçalo do Abaeté.

Para a professora Carina Medeiros, o programa é a chance de um futuro melhor e mais sustentável. “Ter uma visão interdisciplinar da educação ambiental contribui para que as crianças passem a ser agentes ativos e se tornem cidadãos que entendem e valorizam a natureza, conscientes sobre as suas responsabilidades e o seu papel na sociedade para a preservação dos recursos naturais.”, pontuou.

Apoio do Poder Concedente

O encerramento do projeto também contou com a presença do presidente da Câmara dos Vereadores de Presidente Olegário, Neverson Aparecido Teodoro (Branco Teodoro), grande apoiador e incentivador do projeto no município.

As atividades foram encerradas com o plantio de 15 mudas no entorno da instituição de ensino.

Atividades no Triângulo

Recentemente, as atividades do programa Chuá também foram concluídas em outras duas instituições de ensino. Elas ainda receberam da Companhia o certificado simbólico de “Escolas Amigas do Meio Ambiente”.

Na Escola Municipal José Barbosa de Miranda, na comunidade do Angico, em Indianópolis, as ações terminaram em 23 de novembro. Cerca de 90 alunos participaram das ações.

Já no dia 30 de novembro, as atividades foram concluídas na Escola Municipal Maria José Dutra, em São Gonçalo do Abaeté. Aproximadamente 80 estudantes participaram das atividades do Chuá no decorrer do ano.

Em 02/12, foi a vez do encerramento na Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães, em Carmo do Paranaíba, quando 110 alunos aprenderam sobre educação sanitária e ambiental.

Responsabilidade socioambiental

Encerramento do programa Chuá em Carmo do Paranaíba.

A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”.

A gestão ESG é um mecanismo de inteligência competitiva, pois colabora na aceleração dos processos de gestão e de operação. Consolida o posicionamento e as ações cruciais para atender às expectativas das partes interessadas e garantir a perenidade da companhia, frente aos desafios ambientais e sociais dos próximos anos.

A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

Programa Chuá

O Programa Chuá Socioambiental, desenvolvido há mais 30 anos na Copasa, consiste em sensibilizar e conscientizar as comunidades onde está inserida e, mais especificamente, a comunidade escolar, sobre a relação entre a saúde e o saneamento, a partir da realização de palestras e visitas às estações de tratamento de água e esgoto nas diversas localidades onde a empresa presta serviços.

 

Plantio de mudas em Presidente Olegário.
Copasa encerra atividades do Chuá Socioambiental 2023 em Presidente Olegário

Cambuquira recebe Agência Móvel da Copasa