Copasa celebra Dia da Água com diversas atividades no Oeste do Estado

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) conta com uma série de atividades no Triângulo Mineiro. No âmbito da Unidade de Negócio Oeste, segmento da Copasa que abrange 58 municípios no Pontal, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado, as ações tiveram início no último dia 18 e transcorrerão até 27 de março.

Programação teve início no último dia 18 e vai até dia 27 de março.

Em Frutal, o dia 22 foi marcado pela pintura na parede do refeitório da Escola Municipal Ângelo Ricardo. A arte é uma premiação conquistada pela instituição de ensino, cujos alunos da 5ª até a 7ª série participaram, em 2017, de todas as gincanas promovidas pelo Chuá, programa da Copasa que visa à educação sanitária e ambiental.

Os trabalhos no local começaram no início da semana. No dia 19, o integrante da equipe ambiental da Copasa em Frutal Adilson Maia ministrou, para os estudantes do 7 º e 8º ano, uma palestra sobre os tratamentos da água e do esgoto, aquecimento global e seus impactos e discorreu sobre o Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da empresa.

A partir do dia 20, pedagogos da Copasa, que trabalham diretamente com o Chuá, também estiveram na escola. Em debate com os estudantes, eles resgataram tudo o que foi aprendido sobre preservação da natureza e, com base nas percepções dos alunos, elaboraram um desenho, que foi estampado no refeitório da escola. A previsão é que a pintura da arte seja concluída ainda nesta sexta-feira (22/03).

“As crianças e adolescentes de hoje são os adultos de amanhã. Ter contato com pautas que envolvem proteção ambiental desde cedo é muito importante para transformar os estudantes em cidadãos ambientalmente responsáveis e em agentes transformadores das realidades em que estão inseridos”, destacou Adilson Maia.

Para a professora de história da instituição, Grazielle Mariano Batista Maia, trabalhar o tema em sala de aula é uma maneira de cuidar do futuro. “Ao longo dos anos a humanidade tem explorado os recursos naturais e destruído o meio ambiente sem se preocupar com o amanhã. Ao expor e trabalhar a conscientização para proteção dos recursos naturais teremos uma chance de melhorar e recuperar a natureza, do contrário, não teremos onde viver”, disse.

Alunos de Frutal contaram com palestras e oficinas.

Ainda neste dia 22 a Copasa também participou do Café com Bordado, evento que visa à educação ambiental e promoção da saúde e que reuniu órgãos ambientais, instituições públicas e privadas no Parque Municipal do Mocambo, em Patos de Minas. A atração é parte da Semana Municipal da Água (Semmágua), iniciada em 18 de março, e que conta com apoio da Companhia.

A comemoração continuou no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado. As palestras sobre consumo consciente, tratamento da água e do esgoto, relação entre preservação ambiental e disponibilidade de recursos hídricos, associação entre saneamento e saúde, microbacias hidrográficas, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), e responsabilidade que todos têm de cuidar dos recursos naturais foram ministradas em várias escolas.

No dia 21, a Copasa ministrou a palestra para os alunos do Projeto Reviver, em São Gonçalo do Abaeté. O programa é uma parceria da Votorantim Metais com a prefeitura e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e tem como objetivo promover atividades esportivas, artísticas e culturais com crianças e adolescentes. Na mesma data, em que também é comemorado o Dia Internacional das Florestas e Árvores, os estudantes são-gonçalenses ainda assistiram a uma palestra sobre o assunto com a Polícia Militar de Meio Ambiente.

Já no dia 20, os alunos da Escola Estadual Zico Mendonça, de São Gonçalo do Abaeté, fizeram um tour pela ETA do referido município, além de também terem assistido à palestra. E em ambas datas (20 e 21) os estudantes da Bit Araxá Educação Profissional visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Araxá.

No dia 19 as palestras foram promovidas nos três turnos, na Escola Estadual Padre João Balker, em Perdizes. Além do tema “A água nos une e o clima nos move” e dos outros assuntos tratados nas demais instituições de ensino, a equipe ambiental da Copasa também abordou assuntos específicos da microbacia do rio Araguari, manancial presente na região.

Neste sábado (23/03), a Copasa participará do encerramento da Semmágua, em Patos de Minas. No dia 25, assistirão à palestra os estudantes da Escola Estadual Horácio Afonso, comunidade de Perdizinha, na zona rural de Perdizes. E no dia 27, representantes da empresa promoverão uma palestra sobre a preservação de recursos naturais em Campos Altos, na Escola Estadual Padre Clemente Maleto.

Responsabilidade socioambiental

A atuação social da Copasa integra a Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.

Sua atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

Café com bordado em Patos de Minas.

 

Com uma mesa farta, instituições ambientais, públicas e privadas participaram do Café com Bordado.

 

Palestra em sala de aula em Frutal.

 

Palestra para estudantes do Projeto Reviver, em São Gonçalo do Abaeté.

 

Palestra na escola de Perdizes.

 

Em Perdizes, o tema da palestra foi “A água nos une, o futuro nos move”.

 

Na ETA de Araxá, estudantes aprenderam sobre o tratamento de água.
Estudantes da Bit Araxá Educação Profissional visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Araxá.

 

Alunos da Escola Estadual Zico Mendonça, de São Gonçalo do Abaeté, ouviram com atenção ao conteúdo passado na palestra.

 

Estudantes de Frutal promoveram pintura no refeitório de sua instituição de ensino.

 

Atividade de pintura artística começou no dia 19, com uma palestra, e foi concluída no Dia Mundial da Água, 22 de março.

 

Tonalidades usadas na arte da parede foram obtidas através da mistura de outras colorações.

 

Desenho retratou o caminho da água desde quando aflora no manancial até o momento em que chega aos imóveis.

 

O trabalho manual estimulou a criatividade, a educação ambiental e a socialização dos estudantes.

 

Estudantes posaram orgulhosos ao lado da arte, construída em parceria com a Copasa.
Copasa celebra Dia da Água com diversas atividades no Oeste do Estado

Reúso de águas cinzas gerou economia a

Copasa celebra Dia da Água com diversas atividades no Oeste do Estado

Agência Móvel da Copasa realiza atendimentos em