Copasa avança em obras para ampliar abastecimento em Capelinha

Para garantir abastecimento em quantidade, regularidade e de qualidade, bem como minimizar os efeitos de eventuais intermitências do abastecimento para a população de Capelinha, a Copasa avança nas obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em Capelinha. Após a conclusão das intervenções, a produção de água da Companhia no município terá um aumento de 65% do volume captado, tratada e distribuída à população.

As intervenções trarão segurança hídrica ao município para os próximos 20 anos. No entanto, mesmo antes de finalizadas, as obras já possibilitaram a ampliação da vazão do SAA de Capelinha, reduzindo as intermitências no abastecimento durante interrupções emergenciais do sistema para manutenções.

Até o momento, já foram instalados dois conjuntos motobomba (equipamentos que bombeiam a água para os reservatórios) nas áreas das estações elevatórias de água bruta (EABs) da Copasa no município, que elevaram a vazão disponível em cerca de 13% e, atualmente, estão em execução os serviços relativos à implantação e adequação da unidade de captação de água, além de elevatórias e adutoras de água bruta e linha de recalque. O investimento total da Copasa nas obras, que devem ser concluídas em março próximo, é de R$ 9,6 milhões.

Instalação de Tubo de Alimentação Bidirecional (TAB) e ventosas ao lado de uma uma adutora, em Capelinha.

Com a realização física da obra até o momento, já houve incremento de aproximadamente 12 litros por segundo (l/s) na vazão do sistema, passando de 60 l/s para 72 l/s. Para execução completa do escopo previsto, e consequente atendimento da vazão (100 l/s), devem ser concluídas as montagens, instalações elétricas e implantação das subestações nas EABs, além da substituição dos transformadores existentes, proporcionando o aumento de carga necessário para operar adequadamente o sistema implantado.

Segundo o gerente regional Vilson Amorim, a ampliação do sistema de abastecimento vai garantir maior regularidade ao serviço prestado pela Copasa na cidade. “A obra vai ampliar a disponibilidade de água para o município de Capelinha, evitando desabastecimento em caso de manutenções que interrompam o sistema ou em situação de aumento do consumo”, disse. Além do aumento da oferta de água, que beneficia diretamente mais de 32 mil pessoas, as intervenções também estão gerando 19 empregos diretos no município, impulsionando a economia local.

Além da ampliação do SAA de Capelinha, a Copasa deve iniciar no primeiro trimestre deste ano obras de melhorias do sistema de água para os bairros Piedade, Cidade Alta, Subestação, Morada Nova, Bourbon, Vista Alegre, Jardim Imperial e parte alta dos bairros Maria Lúcia e Aparecida – que passarão a ter maior oferta de água. As obras estão avaliadas em R$ 1,6 milhão e devem ter duração de seis meses.

As intervenções preveem a construção de uma Elevatória de Água Tratada, a implantação de dois conjuntos motobomba e a execução de mais de 4 mil metros de adutoras de água tratada de diferentes diâmetros. Além disso, também está prevista a construção de um reservatório apoiado com capacidade de armazenamento de 500m³ de água. As medidas vão beneficiar diretamente aproximadamente 5.900 pessoas.

Copasa avança em obras para ampliar abastecimento em Capelinha

Agência Móvel da Copasa se prepara para