Com patrocínio da Copasa, documentário sobre José Aparecido de Oliveira chega aos cinemas em 18 de abril

Filme leva para as telas a trajetória do influente político que ocupou cargos como governador do DF, ministro da cultura e embaixador

Com patrocínio da Copasa, via Lei de Incentivo ao Audiovisual, o documentário “José Aparecido de Oliveira – O maior mineiro do mundo”, chega às telas de cinema no dia 18 de abril. Por meio de depoimentos de nomes como Fernanda Montenegro, Ziraldo, Geraldo Carneiro, Luiz Carlos Barreto e José Sarney, o documentário conta a história desse influente mineiro que esteve no centro de decisões políticas e administrativas de Minas e do Brasil.

“A Copasa é uma das maiores incentivadoras da cultura em Minas Gerais. Esse patrocínio foi fundamental para a realização do filme, mostrando a importância que a Companhia dá para o setor audiovisual mineiro. E que investir em cultura é um bom negócio”, afirma Gustavo Brandão, produtor e diretor do filme.

Nascido em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, José Aparecido de Oliveira foi jornalista, deputado federal, secretário e ministro de Estado, governador do Distrito Federal e embaixador. Nesses diversos cargos que ocupou ao longo da vida, sempre foi um apoiador e difusor da cultura brasileira. Na política, foi o primeiro a ocupar o Ministério da Cultura – criado junto com Tancredo Neves. Também foi responsável pela criação da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Por meio de depoimentos de nomes como Fernanda Montenegro, Ziraldo, Geraldo Carneiro, Luiz Carlos Barreto e José Sarney, o documentário conta a história desse influente mineiro

Na função de embaixador do Brasil em Portugal, articulou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), instituição fundamental para o estreitamento das relações políticas, administrativas e culturais dos países lusófonos. José Aparecido de Oliveira também teve uma contribuição importante para que a cidade de Brasília fosse reconhecida com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

O documentário “José Aparecido de Oliveira – O maior mineiro do mundo”, produzido pela Trade Produção, com direção de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão, teve sua estreia no 52º Festival de Cinema de Brasília em novembro de 2019 e, pós-pandemia, será lançado no dia 18 de abril em quatro cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em Conceição do Mato Dentro/MG, cidade natal de José Aparecido, o filme será exibido no dia 19 de abril, na praça do Largo da Igreja do Rosário, e também haverá sessões para alunos de escolas públicas no Cine Paroquial.

Com patrocínio da Copasa, documentário sobre José Aparecido de Oliveira chega aos cinemas em 18 de abril

Monitoramento do nível da Barragem Rio Juramento

Com patrocínio da Copasa, documentário sobre José Aparecido de Oliveira chega aos cinemas em 18 de abril

Copasa e prefeitura assinam ordem de serviço