Copasa promove melhorias no abastecimento de água em comunidades de Porteirinha

A Copasa iniciou neste mês as obras de melhoria nos sistemas de abastecimento das comunidades de Barreiro da Palha, Caxingó, Duas Passagens, Furado Teodoro, Mucambo da Onça e Pajeú, em Porteirinha, no Norte de Minas.Os objetivos são ampliar a oferta de água tratada para a população, visando reduzir as perdas na distribuição e solucionar as ocorrências de baixa pressão e intermitência no fornecimento.

Com investimentos de quase R$ 800 mil, as intervenções contemplam a implantação de 15.120 metros de rede adutora de água tratada, visando atender 9 mil pessoas em 2.300 residências nas seis localidades.

Obras iniciadas neste mês vão atender 9 mil moradores com ampliação do fornecimento de água tratada

Os trabalhos incluem ainda a construção de um reservatório apoiado de 50 mil litros de água em Barreiro da Palha. A previsão é que os serviços sejam finalizados em abril, a depender das condições climáticas.As obras também têm movimentado a economia da região, com a geração de 10 empregos diretos.

De acordo com o técnico em projetos e obras, Paulo Jhonata Souza Silva, para a realização da melhoria no sistema de abastecimento das comunidades foi desenvolvido um estudo com auxílio do software EPANET, que permite simular o comportamento dos sistemas em relação à pressão e vazão. “A utilização da ferramenta contribuiu para mitigar os riscos de erro na aplicação dos recursos e solucionar os problemas de abastecimento, com sustentabilidade e viabilidade financeira”, ressaltou.

“A Copasa tem investido de forma constante em melhoria dos serviços prestados à população das áreas onde atua. Com a conclusão das obras, os moradores dessas comunidades terão acesso à água potável com maior regularidade, qualidade e quantidade suficiente, por meio do controle de perdas na distribuição e redução dos episódios de intermitência no fornecimento”, destacou o gerente regional da Copasa em Porteirinha, Herlen Cardoso.

Água tratada

Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para garantir quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público.

A Copasa em Porteirinha

A Copasa está em operação com o serviço de abastecimento de água em Porteirinha desde agosto de 1963 e, desde o mês de maio de 1998, disponibiliza o serviço de esgotamento sanitário.

O sistema de abastecimento de água opera com 14.407 ligações domiciliares, distribuídas em 459.127 metros de redes e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para atendimento a mais de 50 mil pessoas. A estrutura do sistema de esgotamento dispõe de 4.520 ligações domiciliares e uma Estação de Tratamento de Esgoto, que beneficia 18 mil moradores.

 

 

 

 

Copasa promove melhorias no abastecimento de água em comunidades de Porteirinha

Lançamento nova marca Copasa

Copasa promove melhorias no abastecimento de água em comunidades de Porteirinha

Copasa – Em Movimento – @minasdeminascrew